Ter uma relação mais gostosa com os próprios orgasmos foi um dos nossos 12 Pedidos para o Sexo em 2021. A equação parece simples: ter mais orgasmos traz mais felicidade. No entanto, ela pode variar de pessoa para pessoa. É por isso que para coletar algumas dicas sobre os benefícios do orgasmo para a saúde, conversei com a terapeuta sexual Jennifer Miatti, que até o momento já ajudou cerca de 500 casais através de seus ensinamentos.
Para algumas pessoas, gozar no modo “solo” com masturbação pode ser fácil, mas se torna um grande desafio quando não está no controle dos estímulos. Outras, entretanto, já não se sentem à vontade para explorar o próprio corpo e ter orgasmos sozinhas. Além disso, para alguns homens, o desafio pode envolver preocupações com o tempo em que a ereção irá se manter e se a vontade de transar irá desaparecer após a primeira gozada. Enfim, são muitas as possibilidades.
Leia Mais:
Jennifer Miatti, sexóloga
Apesar de produzir muito conteúdo sobre sexualidade, a trajetória profissional de Jennifer nem sempre foi ligada ao sexo. Ela é formada em música, mais especificamente possui o título de bacharel em clarinete. Apesar de toda a dedicação que a formação musical exige, ela sempre manteve aceso o interesse pela sexualidade. Um dia, Jennifer recebeu uma indicação de seu irmão mais velho para conhecer a massagem tântrica, assim, ela se apaixonou e foi atrás de obter uma formação como terapeuta tântrica. Depois de um tempo trabalhando com as massagem, decidiu dar um passo além e cursar uma pós-graduação em sexologia.
Confira a seguir nosso bate-papo
1. Eu tenho visto cada vez mais profissionais de saúde voltados para sexualidade e que são mais jovens, assim como você. Primeiramente, na sua visão, o que essa nova onda de profissionais pode trazer de positivo?
Acredito que é a liberdade para poder falar sobre sexualidade sem tanta castração que a geração anterior vivenciou. Eu ainda vivi uma criação cheia de tabus e limitações, mas a tecnologia que envolve a minha geração possibilita a discussão de forma positiva sobre diversos temas, podendo assim desmistificar muitas dessas crenças e tabus. E consequentemente apresentar essa nova forma de olhar para o sexo, para nossos antepassados e para geração futura, dessa vez com o nosso ponto de vista.
2. Afinal, quais são os benefícios do orgasmo para a saúde física?
O orgasmo chega a ser terapêutico, porque além de aliviar tensões e dores, pode diminuir o estresse porque baixa o cortisol, melhora a qualidade do sono, aumenta o fluxo de sangue e de oxigênio do cérebro e aumenta o fluxo de sangue na região intima e órgãos internos. Mas para mim o principal é que ele gera autoconhecimento, pois no momento em que você entende que seu corpo pode ser todo orgástico, você começa a ter orgasmos em tudo na vida, orgasmos pela vida. Quer benefício melhor que esse?
3. Quais são os benefícios do orgasmo para a saúde mental?
Já existe pesquisa científica comprovando a eficácia do orgasmo para pessoas com depressão, ansiedade ou dependências. Quando temos orgasmos, ocorre a liberação de hormônios do prazer e do bem-estar, o que faz com que a autoestima seja potencializada durante o orgasmo. Além do bem-estar e prazer, pode melhorar habilidades cognitivas.
4. Aliás, muita gente pode se perguntar sobre frequência dos orgasmos, isso é realmente importante? Como encontrar uma quantidade de orgasmos ideal a ser buscada por semana ou por mês?
Acredito que cada corpo tem o seu tempo, seu limite e que somos todos cíclicos, podendo mudar a qualquer momento. Por que estou dizendo isso? Porque muitas vezes buscamos copiar um padrão exposto lá fora, como se fosse uma regra a ser seguida, imutável, como por exemplo o filme pornô. Vale lembrar que a quantidade e a forma de obter orgasmos nas telinhas é bem diferente da nossa realidade. Então o primeiro passo é se perguntar: você consegue ter orgasmos? Você já tentou ter mais de um? Já buscou explorar o que desperta o desejo e o prazer em você para potencializar esses orgasmos? Você deixa de fazer alguma rotina ou deixa de ter convívio social para ter orgasmos?
Essas perguntas podem orientar a respeito dessa ”quantidade ideal”. A quantidade ideal para mim é aquela em que a pessoa consegue ter prazer em sentir prazer, busca isso para se conhecer e não deixa de viver uma vida em grupo, não deixa de trabalhar ou estudar para apenas buscar isso. Alguns serão mais, outros menos, tudo é válido desde que não te prejudique no convívio solo ou atrapalhe o relacionamento.
5. Qual a importância da masturbação no processo de obter os benefícios do orgasmo?
Muita gente só busca se masturbar para ter aquele orgasmo rápido e pronto. Meu conselho é explorar a masturbação para se conhecer, entender quais movimentos te tão mais prazer, quantos orgasmos você consegue ter, até onde consegue controlar, como é ficar sem ter orgasmos, apenas subindo e descendo o nível de excitação… Lembre-se que orgasmo de qualidade te deixará satisfeito por horas e não apenas alguns segundos. Para chegar nesse ponto, é preciso conhecer mais o próprio corpo.
6. Sobre a anorgasmia e a dificuldade de ter orgasmos, que podem envolver diversos fatores, qual dica você daria para construir um plano de ação e superar esses problemas?
O primeiro passo é consultar-se com um médico especialista na área para verificar se essa anorgasmia não ocorre por algum problema físico. Descartando essa possibilidade, vamos para a parte psicológica. Onde está a tua mente quando você se masturba ou tem relação sexual? O ideal é estar presente, sentindo cada sensação. Você consegue ter orgasmos quando está só? Se sim, a questão pode ser com a outra pessoa. Sente alguma dor? Se sim, esse pode ser um dos motivos para não conseguir orgasmos. Se perceber que essa dificuldade de obter orgasmos continua, e que sozinha não vai conseguir superá-la, será imprescindível um acompanhamento terapêutico, pois pode haver questões que nem você se lembre, mas que hoje estão te atrapalhando na hora do prazer. O terapeuta pode te ajudar a entender melhor.
7. Sobre ferramentas como o tantra, qual sua opinião sobre elas em relação aos benefícios do orgasmo?
É o processo de autoconhecimento. A massagem proporciona uma jornada para dentro de si muito grande, mostrando toda limitação que temos sobre prazer, expandindo o que chamamos de consciência orgástica. Quando você amplia sua consciência corporal e sensorial, de como e até onde você pode ir, a qualidade dos orgasmos amplia também. Por exemplo, deixar de ter orgasmos apenas pelo genital e começar a ter um orgasmo corporal.
8. Buscar ter mais de um orgasmo por transa é um objetivo difícil de conquistar? Como alcançá-lo?
Não é dificil, mas antes você tem que descobrir como conseguir isso estando só. Depois descobrir se há algo que te impede de ter mais vezes na hora H. Por exemplo, um parceiro(a) que não quer ou não consegue sustentar essa mesma energia ou esse mesmo tempo que você. Ou algum trauma… infelizmente pode ocorrer.
Como alcançar? Comece sempre tentando um pouco mais depois que teve o primeiro. Continue, nem que seja mais dois minutos. A maioria para, vira pro lado e dorme… Faça o contrário: continue. Se ficar sensível, apenas diminua a velocidade e a pressão, mas não pare.