Conhecer melhor o próprio corpo foi um dos nossos 12 Desejos de Ano-Novo Para uma Vida Sexual Mais Prazerosa, ou seja, um verdadeiro compromisso que queremos estabelecer neste ano com nossa própria sexualidade. Às vezes parece óbvio pensar que o autoconhecimento te ajuda a transar melhor, afinal esse instrumento vale para diversas áreas da vida. Quem conhece os próprios pensamentos e sentimentos está mais protegido contra variações de humor; quem conhece os próprios talentos e o próprio valor provavelmente terá mais satisfação no trabalho… Entretanto, no sexo podem surgir dificuldades de colocar em prática o que já sabemos, afinal, tudo ainda é envolto em tabus e preconceitos.
Aliás, se você está precisando de algumas ideias pra destravar toda a potência sexual que existe dentro de você, fica até o fim do texto que você não vai se arrepender!
Fernanda Romeiro, psicóloga e educadora sexual
Para entender todo o poder que o autoconhecimento sexual possui, eu bati um papo com uma psicóloga e educadora sexual. A Fernanda Romeiro começou a se interessar pela profissão quando aceitou um convite para trabalhar em uma sex shop:
“Lá percebi a necessidade e demanda de muitas pessoas com relação à sexualidade, o que me despertou um interesse absurdo, vi que poderia unir a psicologia e a sexualidade e assim ajudar muitas pessoas. Meu intuito sempre foi tratar o sexo com a naturalidade que ele deveria e assim levar mais qualidade na vida sexual das pessoas, afinal sexo também é saúde”.
Assim como outros profissionais famosos no Instagram, ela faz parte de uma nova leva de especialistas em saúde sexual que estão super presentes nas redes sociais e não correspondem ao estereótipo “acadêmico contido que utiliza linguagem super rebuscada”. São jovens e falam abertamente sem pudores e dando “nome aos bois”. Apesar do tom de leveza, eles não deixam de abordar questões como machismo e problemas que a sociedade acaba “levando para nossas camas”. Afinal, para Fernanda, “quanto mais a gente fala sobre sexo, mais natural vai ser”. Tá certíssima!
Abaixo, reunimos algumas dicas valiosas que ela nos passou sobre a importância de conhecer o próprio corpo para ter uma vida sexual melhor.
1. Primeiramente: conhecer a si mesmo para transar melhor
“Conhecendo seu corpo, você sabe os seus pontos de prazer, onde gosta de ser tocado(a), onde não gosta, coisas que te excitam, como gosta de ser estimulado… Se a gente não sabe, como o outro vai saber? Sendo assim você fica mais segura no sexo, autoconfiança né? Além do controle do próprio corpo”.
2. No entanto, se você não descobriu como gosta de ter prazer ainda na adolescência, calma: nunca é tarde!
“Nunca é tarde para a gente se conhecer, a primeira dica é essa, não existe ‘ah, já passou do meu tempo’. O nosso tempo é o aqui e o agora. Depois disso, se desprender de crenças e tabus. Pensar que o autoconhecimento vai te ajudar em vários campos da sua vida e não sentir vergonha de procurar ajuda”.
3. Autoconhecimento te ajuda a vencer a anorgasmia e a dificuldade de gozar. E claro, a transar melhor!
“A maioria das causas dessa disfunção são psicológicas, como timidez, crenças culturais, estresse. depressão, ansiedade, autoestima baixa, enfim. Mas há também as causas químicas como remédios além das causas patológicas. No processo terapêutico, desenvolvemos o autoconhecimento, conhecer também seu corpo é fundamental para entender o que sente, quando sente e como sente. Identificar possíveis causas e também crenças, melhora não só questões como anorgasmia mas muitas áreas da vida”.
4. Autoconhecimento também te ajuda a vencer a ejaculação precoce e dificuldade de manter a ereção
“Essas disfunções além das causas fisiológicas, estão ligadas a causas psicológicas, como as que citei acima e também muito ligadas à ansiedade. Se você se conhece, aprende a questionar seus pensamentos, identifica o evento que antecede esse pensamento, além de, claro, entender o que te excita, o que te dá prazer e entende seu corpo, isso pode ajudar (e muito). Agora se for algo fisiológico é importante o tratamento por completo. Mente e corpo”.
5. Dificuldades no sexo por causa da pandemia? Conhecer o próprio corpo também pode ajudar a transar melhor!
“Se você sabe seus gostos e também que que não gosta, fica tudo mais fácil, né? Na pandemia as vendas de produtos eróticos aumentaram muito, as pessoas estão buscando se conhecer, conhecer seu corpo, buscando diferentes formas de prazer e descobrindo seus gostos. Acho que é por esse caminho, se a gente não experimenta, não sabe se é bom ou ruim. Com relação a problemas com parceiro(a), uma pessoa com autoconhecimento é uma pessoa segura, logo isso pode ajudar a não tolerar certas coisas, a melhorar o diálogo e ter uma relação mais saudável”.